Olá pessoal!


Sejamos Todos Feministas



Sejamos Todos Feministas
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
ISBN-13: 9788543801728
Ano: 2014
Páginas: 46
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:
Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.


Chimamanda apresentou em uma palestra  em 2012 no TEDxEuston, uma conferência anual com o foco na África, o Sejamos todos Feministas.

A autora:




Ela é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas que está tendo sucesso em atrair uma nova geração de leitores de literatura africana.

Em 46 páginas a Companhia das Letras disponibilizou a palestra e devo confessar, fiquei fã de Chimamanda, seu pensamento é incrível, os questionamentos que a autora traz são sensacionais e me fizeram refletir por horas após ter finalizado a leitura.

É indescritível a forma como a a autora aborda a questão do gênero nas coisas cotidianas, seja falando sobre a cultura na Nigéria onde uma mulher desacompanhado não pode frequentar bares, seja ao ir a um restaurante e o garçom cumprimentar apenas o homem, seja nas situações que as mulheres tem que ultrapassar para serem levadas a sério e etc...

Na Nigéria ou em qualquer lugar do mundo o preconceito existe sim e Chimamanda sutilmente esfrega isso na nossa cara, mulheres por toda a extensão desse planeta fazem escolhas diárias submetidas a esse preconceito. E as feministas então nem se fala, elas lutam por si e pelas que permanecem mudas.

A autora traz à tona a importância d apoio masculino ao movimento feminista, afinal, como diz o título, sejamos todos feministas, pensem em suas irmãs, mães, companheiras e filhas. Muito foi conquistado, mas ainda há muito o que galgar para haver de fato a igualdade de gênero.


Vocês sabem o motivo de existir o dia 08 de março como o dia internacional da mulher?

Nesse dia, no século XIX na Inglaterra, durante um protesto de operárias da indústria têxtil por melhores condições de trabalho a policia trancou todas dentro da fabrica e ateou fogo, matando todas.

Esse é somente um exemplo de acontecimentos que merecem atenção e mostram que a luta é válida, não queremos ser homens, não odiamos os homens, como Chimamanda coloca muito bem em seu discurso, "sou uma feminista, que usa batom, usa saia e não odeia homens",  queremos ser tratadas igualmente, queremos não ter medo de andar nas ruas e ficar aliviada em uma rua escura quando nos deparamos com outra mulher e sabemos que ela se sentiu do mesmo jeito.

"Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero."

Esse trecho expressa o sentimento que a mulher moderna carrega em si, eu não tenho que casar, eu não tenho que engravidar, eu tenho que fazer o que eu quero, casar, trabalhar, ter cinco filhos, tudo e qualquer coisa pela minha vontade e não pela expectativa a mim imposta.

Deixo essa dica de leitura para vocês, vale muito a pena a autora é incrível e escreve muito bem.

Sejamos todos Feministas!!

XoXo!