Olá, pessoal! A Resenha de hoje é do livro Quando Você voltar da autora Kristin Hannah confiram!




Quando você voltar tem como protagonista Jolene, uma mulher que além de amiga, mãe e esposa dedicada, forte e determinada é militar. Sim, ela traz em si as qualidades do feminino mas também a força e destemor de um membro do exército americano que está pronta para a guerra.

Nunca li nada do tipo, que trouxesse personagens do exército, ainda mais sendo contemporâneo e a experiência foi muito positiva! A história é ficcional mas muitos dos dramas ali presentes não são e passam despercebidos pela maioria de nós cidadãos comuns. Há no enredo elementos que enriquecem a construção do mesmo, como por exemplo, as dificuldade em ter notícias de casa e do parente recrutado quando em combate, por qualquer meio de comunicação. Além é claro, da distância e angústia que ela causa. Acho que a pior coisa das quais Kristin destacou, é saber que você poderá estar morta a qualquer momento e nunca mais ver sua família e amigos.

Esse livro é um soco no estômago de uma realidade pouco entendida e muito sofrida pelos que passam. Foi incrível ler sobre um tema o qual desconhecia totalmente ainda mais com a delicada e envolvente escrita da autora Kristin Hannah.

– Fui convocada.
– Diga que você é mãe. Não podem esperar que você deixe suas filhas.
– Todo dia, homens deixam os filhos para ir à guerra.
– Eu sei – replicou ele, irritado. – Mas você é mãe.
– Eu era militar primeiro.

A autora ganhou meu coração ao colocar a mulher na posição de combatente, e não o homem. Em Quando Você Voltar o marido de Jolene, Michael é totalmente contra a carreira militar da mulher ainda mais após ela ser convocada ao Iraque. A autora criou uma relação que vai além do homem-mulher, na qual ambos se importam, se esforçam, se doam, lutam e sofrem para estarem ali, juntos.

Mesmo sendo contra gerra ainda mais contra a posição dos EUA diante de conflitos contemporâneos, consegui usufruir da história deixando de lado essas questões e aproveitando a belíssima e inovadora história que a autora criou.

Algumas guerras são travadas fora dos campos de batalha, muitas dentro de cada indivíduo. Em Quando você voltar a autora lembra para gente que às vezes o que precisamos para valorizar o que temos é achar/ou quase literalmente perder. E o que fazer quando seu coração está dividido entre a família e o lar e a sua profissão e amor pelo país? Esse e outros dilemas encontrei e me encantei em Quando Você voltar. 

Se você gosta de histórias inovadoras, repleta de amor e companheirismo indico demais essa leitura. Já estou louca para ler os outros livros da autora!

FICHA TÉCNICA:

Título: Quando Você Voltar
Autor(a): Kristin Hannah
Ano: 2013
Páginas: 352
Gênero: Romance, Drama
Editora: Arqueiro
Encontre no Skoob

XoXo!💋